Conceito de Grupo social

Grupo-socialO Grupo social também conhecido grupo orgânico é um conjunto de indivíduos que exercem papéis recíprocos dentro de uma mesma comunidade. Sua forma estruturada e sua longa duração no tempo são as duas características que nos permitem diferenciá-los, porque quem os compõe, basicamente, tem acesso através das mesmas normas, valores e com os mesmos fins, os quais serão os que contribuem com o bem-estar comum do grupo em questão.

No entanto, a condição essencial para formar um grupo social é que exista a identidade comum ou o sentido de pertence; isto não tem nada a ver com os integrantes que possuem o mesmo nível sociocultural para realizar sua missão, mas que façam que funcione nessa identidade comum, trabalhar no mesmo projeto.

O que prevalece na hora de integrar ou não a um grupo social é o critério econômico, então, em realidade estaremos diante de uma classe social e não de um grupo. O grupo social, além de ser o principal elemento constitutivo da estrutura social é resultado do primeiro espaço na qual os indivíduos colocam em prática suas funções e status. Uma vez no grupo, as normas serão regidas de dentro, ou seja, serão promovidas para serem cumpridas.

Existem dois tipos de grupos, os primários e os secundários. O primário é a família, sua razão de ser, e acontece com a convivência diária. Esse tipo de relação é personalizado e seus membros são insubstituíveis, uma vez que por alguma questão pode desaparecer.

E os secundários, entre eles a escola, o trabalho e as equipes esportivas se caracterizam por estarem formados por questões de afinidade, projetos em comum, cooperação e liberdade na hora do acordo entre seus integrantes.

Entre as principais características que o grupo necessita para perpetuar-se estão as seguintes: cada membro desempenhará um papel, deverá haver uma comunicação e contato fluido entre os componentes, existência de normas e interesses.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Grupo social