Conceito de Grupo

GrupoUm grupo é formado por um conjunto de pessoas que desempenham papéis específicos e recíprocos, que atuam de acordo a normas, valores e fins que foram estabelecidos previamente a sua formação formal para manter sua continuidade e estabilidade em uma sociedade.

É impossível pensar numa sociedade sem a subdivisão em grupo de pessoas. Mas ainda, é impossível pensar no ser humano isolado dos outros seres com quem forma a sociedade toda. O ser humano constantemente necessita dos outros, de sua relação com os demais e apresenta uma necessidade natural de interação. É por isso que são formados grupos dentro da sociedade e estão geralmente agrupados por pessoas com algumas características similares, sejam físicas (como grupo de atletas) ou ideológicas (partidos políticos).

Geralmente as pessoas que a integram compartilham ideias, gostos, projetos ou outras circunstâncias que se agrupam em um mesmo denominador comum. Estes grupos, quaisquer sejam os seus fins, são o principal componente da estrutura social e é assim que se colocam em prática suas funções e seu status. Há dois tipos bem diferenciados de grupos, os primários e os secundários. No primeiro, localiza-se a família do indivíduo, a este grupo não se escolhe pertencer, mas que é dado pela convivência diária; e no segundo há um variado leque de possibilidades, que se caracteriza pelos interesses em comum, cooperação e projetos, onde entre estes encontramos a escola, o trabalho, o grupo de amigos, a equipe de futebol ou os companheiros de teatro.

Além disso, existem grupos criados por uma pessoa ou grupo de pessoas com fins específicos, que em geral pretendem focar-se em alguma situação ou problema social, como podem ser, por exemplo, as organizações civis, também chamadas "não governamentais" ou de "setor terciário" (também chamada de "sociedade civil organizada"). Nestes grupos, as pessoas formam equipes de trabalho que tentam focar e solucionar diferentes problemas, como por exemplo, atender crianças em situação de risco, oferecer espaços de participação cidadã, reunir fundos para tratamentos de saúde, lutar pelos direitos humanos, entre outras causas.

Os grupos políticos também são muito populares, embora sejam conhecidos na maioria das vezes com o nome de "partidos políticos" ou "correntes políticas". Neste caso, o grupo além da vontade e objetivo em comum, adere também a uma ideologia política mais ou menos homogênea e, em geral, há funções e sobre tudo hierarquias muito mais acentuada do que nos grupos das organizações civis. Pode existir também a figura de um "líder", representando quem tem a maior trajetória ou poder social e que aspira a um cargo ou posto específico dentro do governo local ou nacional.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Grupo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/grupo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Grupo