Conceito de Grito

GritoA comunicação é um pilar importante para a qualidade das relações pessoais tanto no âmbito privado como no plano profissional. O diálogo assertivo nutre a autoestima do emissor e do receptor.

Entretanto, o ser humano é um constante aprendiz na escola da vida, assim é possível que tenha que corrigir certos erros de comunicação. E um desses erros seria gritar. O grito é uma forma de ferir a sensibilidade de outra pessoa através da elevação do tom de voz, trazendo assim um aspecto desagradável e ofensivo às palavras.

Causas desta atitude

Existem várias causas nas quais pode fazer uma pessoa gritar, embora nenhuma delas seja motivo de justificativa: a falta de paciência e o cansaço da rotina cotidiana podem fazer com que a pessoa se mostre mais geniosa em seu humor.

Por outro lado, existem momentos pontuais do dia a dia em que as pessoas tendem a gritar com mais frequência, por exemplo, em uma discussão de casal. Em outras ocasiões, os gritos são também uma forma de maltrato psicológico, onde a pessoa exerce grande manipulação e influência negativa sobre a outra.

Os gritos não são bem entendidos podendo ser piores que um sussurro, uma vez que são tão agressivos que por mais que uma pessoa fale com um tom de voz muito elevado, o interlocutor se sente incomodado, distrai sua atenção e se distancia. Este tipo de comunicação também pode causar estresse, já que o grito é um estímulo negativo para o sentido da audição. É como um ruído que fere e machuca o mais profundo da consciência.

Ferir a sensibilidade do interlocutor

É possível perder a compostura em uma conversa, neste caso, é indispensável pedir desculpas para reparar o erro. Entretanto, a verdadeira aprendizagem é tomar consciência da situação para não arrastar esta atitude intolerante.

Corrigir os erros da comunicação pode custar caro, já que em muitos casos trata-se de um hábito interior da pessoa. Entretanto, este é o único modo de poder avançar: assumir que existem formas mais eficazes de expressar uma mensagem desde o respeito e o tom de voz adequado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Grito