Conceito de Greve

GreveA greve é um conceito social utilizado para referir-se às situações nas quais o setor trabalhista ou o empregado de uma região ou país para com suas atividades em demonstração de protesto contra determinadas circunstâncias ou situações específicas. A greve significa em muitos países um direito social e trabalhista, pois se considera nestes casos em que os trabalhadores têm o direito e a possibilidade de protestar pelo que se entende como seus direitos. A greve pode tomar várias formas, como também ter diversa duração e objetivos dependendo de cada caso.

O termo greve significa exercer uma parada, uma detenção da atividade trabalhista que exerce. A greve é normalmente realizada de maneira coletiva com o objetivo de obter maiores resultados. É por isso que se decide e se escolhe um dia e horário específicos em que serão paradas as tarefas a cumprir e se estabelece o protesto. A greve é considerada como uma das formas de protesto dos trabalhadores mais efetivos, pois desta maneira sempre se estabelecem perdas econômicas para os empregadores.

Dependendo de cada situação em particular, do conflito, dos participantes e de outras questões, as greves podem ser curtas ou compridas, muito intensas (chegando inclusive á violência física) ou pacíficas. Em alguns casos históricos as greves incluíram também a destruição direta das máquinas, fenômeno conhecido como ludismo, cujo objetivo final é de gerar mais prejuízo aos empregadores.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Greve