Conceito de Gravidez

GravidezA gravidez é conhecida como o período de tempo compreendido que vai desde a fecundação do óvulo pelo espermatozoide até o momento do parto. Neste período incluem os processos de crescimento e desenvolvimento do feto no útero da mãe e também as importantes mudanças experimentadas que além de físicas são morfológicas e metabólicas.

A gravidez humana dura um total de 40 semanas, equivalente a 9 meses do calendário. Nas principiantes, como são chamadas as mulheres que dão a luz pela primeira vez, e nas que não, porém existem menos possibilidades, o primeiro trimestre de gravidez é aquele que tem mais risco pela possibilidade de perda (aborto espontâneo). No entanto, a partir do terceiro mês inicia a viabilidade do feto, isto significa que o bebê já é capaz de sobreviver sem necessidade de suporte médico. Embora os meios técnicos disponíveis variem em função dos recursos e dos fatores sociais, estima-se que um feto de 24 a 26 semanas estaria em condições de sobreviver com os cuidados médicos apropriados. Estas crianças são denominadas prematuras extremas. Em compensação, os prematuros com maior idade gestacional (30 ou mais semanas) podem sobreviver com menor nível de complexidade assistencial, desde que os pulmões tenham alcançado a maturidade necessária.

Entre os sintomas mais comuns e normais que antecipam ou anunciam este momento tão esperado pelos casais que decidem ter filhos estão: a ausência do período menstrual ou amenorreia, hipersensibilidade nos mamilos, aumento do tamanho dos seios, sonolência, vômitos matutinos, enjoo, mudanças na hora de perceber os cheiros que estava acostumada e a necessidade de ingerir determinado tipo de comida ou alimento, o que comumente conhecemos como desejo.

Por outro lado, o aumento de peso (fruto do crescimento do bebê, da placenta e do volume sanguíneo) é um fenômeno normal e esperado. Para mulheres com peso normal antes da concepção, postula-se que o ganho de um quilograma por cada mês de gestação é a meta ideal. Entretanto, a ansiedade que origina a gestação costuma ser traduzida em muitas mães em um impulso por comer mais e, com isso, um ganho excessivo de peso que costuma ser difícil de reverter após o parto.

Na média, as gravidezes das mulheres costumam ser únicas, entretanto, existe também a possibilidade de uma gravidez múltipla. Isto pode acontecer em condições de tipo hereditária, ou seja, se minha avó teve gêmeos provavelmente posso ter também. Além disso, as técnicas de fertilização assistida, situação frequente nos últimos anos, também acontecem devido ao fato de várias mulheres não poderem conceber de maneira tradicional.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Gravidez