Conceito de Gravar

GravarO termo gravar é muito utilizado em nosso idioma para designar a realização de várias ações que normalmente devem ser executadas por uma pessoa.

A realização de uma incisão com alguma ferramenta ou elemento específico sobre alguma superfície dura com a missão de criar um desenho, figura, marca, entre outros, denomina-se gravar. De maneira que seu resultado terminado é conhecido como gravação.

A gravação é uma das práticas artísticas mais antigas e importantes da arte. E justamente consiste naquele artista que utiliza diversas técnicas para imprimir uma imagem sobre uma superfície mais rígida (matriz) acompanhada de tinta que logo após sua pressão se desloca para outra superfície que pode ser um tecido ou papel.

Por outro lado, a palavra gravar é usada para denominar o registro de imagens, sons ou qualquer outro tipo de informação através de um aparelho determinado que apresente um sistema de armazenamento especial que logo após permita sua recuperação para poder ser visto ou escutado. As câmeras de vídeo, os CDs, os antigos disquetes e os mais modernos pen drives são alguns desses elementos que justamente permitem registrar imagens, sons e demais dados.

A ação de gravar é muito utilizada pelos meios de comunicação, especialmente pela televisão e rádio, pois permite o registro de acontecimentos da atualidade que logo serão difundidos a toda comunidade através dos correspondentes canais.

Além disso, a gravação se destaca como prova fundamental na hora de resolver um caso judicial, de esclarecer um crime, entre outros. As câmeras de segurança espalhadas pelas grandes cidades, que gravam tudo o que acontece a cada minuto do dia, têm se tornado nos últimos anos uma importante ferramenta para desvendar um crime como também para confirmar um delito, esse esclarecimento permite por muitas vezes resolver o caso e prender os culpados.

E finalmente, há também o uso simbólico do conceito na linguagem coloquial para referir-se à fixação profunda na mente de uma pessoa, seja uma ideia, um conceito ou até mesmo uma lembrança.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Gravar