Conceito de Grandeza

GrandezaOs seres humanos observam o mundo e descrevem a realidade através das palavras. Nesse caso, a grandeza é uma forma de definir uma pessoa que é admirável em seus gestos e ações. Uma pessoa de grandeza é honesta, sincera e apresenta certos valores e gestos que servem de exemplo para os demais. Pessoas extraordinárias são aquelas que possuem um dom especial, são humanas, solidárias e não pensam apenas em si mesmas; aplicam a filosofia de vida de deixar este mundo melhor do que encontraram.

Isto é, através de suas ações e palavras transmitem esperança, paz e fé ao próximo. Portanto, as pessoas de grandeza se tornam uma referência social e possuem grande valor transformador. São lideres que deixam sua marca positiva aos demais, mesmo quando estão ausentes.

A partir de outro ponto de vista, também pode ocorrer que uma pessoa tenha delírios de grandeza. Esta expressão é utilizada para referir às pessoas que são muito vaidosas e querem sempre aparecer para os outros. Em outras palavras, são pessoas que dão mais importância ao ter do que ao ser e vivem na dependência da opinião alheia. As pessoas com delírios de grandeza têm uma falsa imagem de si mesmas e assim se tornam artificiais em certos momentos ao valorizar assuntos totalmente superficiais.

Em relação à humanidade, é importante ressaltar que não existe maior grandeza do que a prática do bem. Ou seja, praticar o bem é um gesto que enobrece o coração. Enquanto uma boa ação humaniza ainda mais quem a realiza, pelo contrário, uma má ação limita o potencial de um ser humano.

Do ponto de vista dos antropólogos, vale destacar que todo ser humano é dotado de imensa grandeza porque é um ser único, exclusivo e que possui o dom da inteligência e da vontade. Além disso, todo ser humano tem a grandeza da infinita capacidade de superação pessoal. Porém todo homem é livre e tem a capacidade de escolher entre a virtude ou a realização de ações que não são boas.

A grandeza deve sempre causar admiração, mas às vezes, causa inveja naqueles que se entristecem com o bem alheio.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Grandeza. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/grandeza >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Grandeza