Conceito de Grafite

GrafiteEntendida como uma das expressões de arte urbana mais popular e característica da atualidade, o grafite é mais do que um simples desenho ou uma obra de arte realizada numa parede ou muro da cidade. Assim, o grafite não se mostra dentro de círculos intelectuais ou privados da arte, mas se caracteriza por ser exposto de maneira pública para que todos o vejam e desfrutem dia a dia. Geralmente o grafite é anônimo e pode ter diferentes objetivos no que diz respeito à razão de sua realização: enquanto alguns são meramente artísticos, outros são formulações políticas, de protesto, já outros são simples mensagens sem maiores pretensões.

A palavra grafite vem do italiano e está relacionada com a ideia de grafito ou de expressão gráfica. Justamente um dos elementos mais característicos do grafite é o fato de ser realizado sempre de maneira gráfica e visual. Em geral, o grafite não segue nenhum tipo de regra artística, apenas a liberdade de expressão do autor, por isso, enquanto alguns são complexos e verdadeiras obras de arte, outros são simples frases escritas com certa violência em paredes e portas de lojas.

Estima-se que o grafite sempre foi realizado por gerações mais jovens, que estão opostas ao mundo conservador e institucionalizado por adultos. Neste sentido, em muitos países, o grafite é considerado um crime, pois suja e ofende o patrimônio público e privado. Entretanto, em outros lugares, o grafite está integrado à urbanização e é considerado como uma verdadeira e importante forma de expressão cultural e popular.

Hoje em dia, o grafite tem sido revigorado em muitas cidades e é feito com vários desenhos para estabelecer ideais e pontos de vista. Alguns deles são engraçados, outros são irônicos, mas todos mostram o seu lado artístico.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Grafite. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/grafite >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Grafite