Conceito de Gráfico

GraficoEm termos gerais, o termo gráfico se refere à escritura ou à imprensa, bem como tudo que está relacionado a elas. Mas também, o gráfico é entendido como a representação de dados, quase sempre numéricos, embora eles também possam ser figuras ou sinais, através de linhas superfícies ou símbolos para determinar a relação entre eles.

Entretanto, pode tratar-se de um conjunto de pontos, dos quais são transformados em coordenadas cartesianas e que servem para analisar o comportamento de um determinado processo ou um conjunto de sinais ou elementos que nos permitam decifrar ou interpretar qualquer fenômeno, entre outras questões.

Podemos encontrar diferentes tipos de gráficos, entre os mais comuns estão: os numéricos, usados para representar o comportamento ou a distribuição dos dados quantitativos de uma população. Este tipo de gráfico é representado por imagens visuais.

Por outro lado, os lineares representam os valores em dois eixos cartesianos ortogonais entre si. Mais do que qualquer outra coisa, neste tipo de gráfico é recomendado apresentar séries através do tempo, porque ele permite mostrar valores máximos e mínimos de uma questão.

Outro tipo são os gráficos de barras, que são usados quando se quer destacar a representação de percentagens que se referem a um total. As barras permitem a representação de frequências e podem diagramar-se horizontalmente ou verticalmente, em geral, para representar os gráficos de barras são utilizadas as chamadas folhas de cálculos.

Em seguida, estão os gráficos circulares que permitem observar as distribuições de dados internos que representam um fato, também em forma de percentagem sobre um total. De acordo com o interesse do que se deseja destacar, o que se faz é separar o setor correspondente ao maior ou menor valor. E, por último, os histogramas, outro tipo de gráfico muito comum, que é usado quando se deseja representar amostras agrupadas em intervalos regulares. São formados por retângulos unidos uns aos outros, cujos vértices da base devem coincidir com os limites dos intervalos.

Por outro lado, também é usado o termo gráfico quando queremos referir a uma determinada situação em que alguém se expressa com clareza, quase com a mesma que apresenta um desenho.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Gráfico