Conceito de Grafeno

GrafenoO grafeno é uma substância formada totalmente de carbono, muito utilizada na eletrônica como elemento formador de chips e também empregada na indústria automobilística.

Seu nome, sem dúvida, não é tão familiar como outras substâncias e materiais, entretanto, o conhecimento do grafeno se remonta ao século passado, por volta do ano de 1930, quando sua ligação química e sua estrutura foram descritas pela ciência.

Podemos destaca sua leveza, flexibilidade, elasticidade, resistência, condução de calor, transparência quando apresentada em folhas, entre suas características físicas mais importantes.

A propósito disso, conforme sua resistência costuma ser mais forte do que o aço.

A empresa Tesla Motors que projeta, fabrica e comercializa automóveis elétricos de alta performance começou a utilizar este material na fabricação de seus produtos.

Recentemente soubemos que esta montadora radicada no Vale do Silício conseguiu aumentar a performance de um dos seus modelos mais destacados, o Tesla Model S, em aproximadamente 800 km/h, graças ao emprego do grafeno. E essa não foi sua única contribuição, pois permitiu também que as baterias fossem recarregadas mais facilmente.

O desenvolvimento dos ânodos de grafeno foi a principal causa desse aumento e assim permitiu uma maior duração das baterias.

Quando se descobriu que o grafeno era um grande condutor de calor e energia pôde determinar sua utilidade na fabricação de baterias. Neste sentido, após muitos estudos e testes, ficou comprovado que o grafeno deixa as baterias mais eficientes.

A grande desvantagem do grafeno é seu elevado custo e mesmo assim não se pode dizer que é um elemento rentável para generalizar seu emprego.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Grafeno