Conceito de Governo

GovernoPodemos definir Governo como o controle que é exercido sobre nós mesmos, sobre as coisas, sobre os seres humanos ou sobre outros seres. Governo, referindo-se a etimologia grega, significa comandar um navio ou uma nave, aplicando-se por extensão a todo ato de conduzir. Tem a ver com a relação de comando e obediência; que está no governo, tem o poder de decisão sobre o que o quem governa.
Politicamente o Governo de um estado é o que dirige politicamente, geralmente através do Poder Executivo.

Puras e impuras, eram as formas de governo as quais definiu Aristóteles no século IV a.C. De acordo com o filósofo as formas de governo puras seriam aquelas que tendem ao bem comum, e as formar impuras de governo, são aquelas que vão em contra das puras, aquelas que, ao invés de pensar no bem geral, os próprios governantes conduzem os destinos estatais em benefício próprio.

O termo Governo se refere à condução ou a direção política de um determinado Estado ou a que exerce a mesma, podendo ser um presidente, um primeiro ministro, um monarca; ou estar ligado a um número variável de ministros que tem uma Constituição como forma fundamental de direção de um Estado, confere a função de exercer o poder político de uma determinada sociedade.

Também podemos definir Governo como órgão máximo do Poder Executivo da administração civil e militar de um Estado, a cuja responsabilidade compete à direção da política deste. O Governo geralmente tem a seguinte formação: Presidente e vice-presidente, os ministros e os secretários de Estado.

Governo também se define como um grupo importante de pessoas que trabalham para estabelecer e administrar as políticas públicas e que exercem o poder executivo, a política e o poder de soberania através dos costumes, as instituições como um todo e as leis regidas dentro de um Estado.

Nas democracias atuais, o protagonismo dos Governos na orientação das políticas pode depender da forma em que é nomeado, que varia entre os presidencialismos, onde um poderoso chefe de governo eleito de forma direta, ou seja, através dos votos dos cidadãos de um Estado, e forma seu governo com seus colaboradores e com os sistemas parlamentares.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Governo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/governo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Governo