Conceito de Gordura

GorduraA gordura é uma matéria lipídica de diversos tipos e características, presente quase que exclusivamente em todos os organismos animais. A gordura se caracteriza por estar composta por ácidos gordurosos e glicerina. Dependendo da quantidade de moléculas para cada caso, esta combinação pode resultar em diversos tipos de matéria gordurosa, embora a mais conhecida seja a gordura triglicerídea. Os triglicerídeos têm a ver em grande parte com a manutenção ou não dos bons níveis de saúde e, por isso, é um dos valores mais importantes quando se analisa a gordura de um organismo.

Como explicado, há uma diversidade de matérias gordurosas, embora possam ser divididas em dois tipos principais: gorduras sólidas e gorduras líquidas. Normalmente, a gordura sólida é a mais popular e conhecida, especialmente porque é a mais visível no corpo ou no organismo de um animal ou pessoa. Por outro lado, é comum designar às gorduras líquidas com o nome de "óleos" embora isto não signifique que deixem de ser gorduras ou que sejam mais saudáveis.

Entre as diferentes opções de gorduras existentes de acordo com seu nível de saturação, composição e proporção de ácidos gordurosos, encontramos as gorduras saturadas (gorduras sólidas e nocivas à saúde se estão presentes em excesso no organismo), gorduras insaturadas (líquidas e mais leves em sua estrutura; algumas delas se convertem em importantes nutrientes para o organismo. Dentro das insaturadas encontramos também as monoinsaturadas e as poli-insaturadas) e finalmente as gorduras trans (as mais nocivas de todas por ser artificiais e geradas através de uma transformação de suas características essenciais).

Um dos principais objetivos da gordura é a conversão de sua matéria em energia que serve ao organismo para funcionar corretamente. Além disso, permite a proteção de órgãos internos ao estabelecer-se como uma delicada membrana, como também a proteção do organismo contra as condições climáticas adversas. Um acúmulo excessivo de gordura fará com que o consumo de energia não seja o suficiente para a necessidade de renová-la e, portanto, os tecidos adiposos crescem e não são reutilizados. É essencial para manter uma boa porcentagem de gordura no corpo levar adiante uma alimentação sadia, realizar exercício e eliminar hábitos como o tabagismo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Gordura. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/gordura >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Gordura