Conceito de Gnosiologia

GnosiologiaA gnosiologia é a parte da filosofia que trata exclusivamente do conhecimento humano em geral. Isto é, à gnosiologia não compete o conhecimento de questões particulares e específicas como acontece na astronomia ou na geografia, mas está focada no conhecimento em geral, no seu surgimento e como causa impacto na vida das pessoas.

Sua denominação provém dos vocábulos gregos gnose e logo que significam conhecimento e faculdade de conhecer, respectivamente, e nos remonta à Grécia Antiga, lugar geográfico emblemático que se refere à filosofia e às questões do conhecimento. Durante esse tempo os problemas intrínsecos ao conhecimento foram uma preocupação e ocupação da filosofia grega, como também dos grandes filosóficos gregos que se destacaram durante esses anos, como são os casos de Platão e Aristóteles, entre os mais populares, mas sem exceção devemos mencionar que todos os filósofos trataram sobre o conhecimento ou gnosiologia.

A filosofia basicamente sempre esteve focada desde os tempos mais remotos em estudar, abordar e resolver vários tipos de problemas ou questões que fazem parte da vida dos seres humanos: a existência, a razão, a comunicação e obviamente o conhecimento. Então, por causa desse indagar constante sobre tudo, o conhecimento ocupa um lugar de destaque desde os tempos primórdios. E quando a filosofia se sistematizou, os países passaram a adotar essa questão da gnosiologia e assim se dedicaram exclusivamente em refletir sobre a origem e a essência do ato de conhecer.

A maioria das pessoas costuma dizer que a gnosiologia é a teoria geral do conhecimento e que se propõe basicamente em refletir sobre a correspondência entre o sujeito conhecido e o objeto desse ato de conhecer. Como o objeto a conhecer é externo à razão da pessoa, a mente desse indivíduo se ocupa em formar um conceito sobre o mesmo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Gnosiologia