Conceito de Glúcidos

GlucidosOs glúcidos são os tipos de nutrientes mais comuns conhecidos como açúcares ou carboidratos. Constituem a principal e mais abundante fonte de energia dos seres vivos, são elaborados pelos tecidos de tipo vegetal durante o processo de fotossíntese e constituídos por três tipos de átomos: carbono, hidrogênio e oxigênio.

As moléculas mais simples dos glúcidos são conhecidas como monossacarídeos, na medida em que se agrupam e dão origem às cadeias mais complexas como os oligossacarídeos e os polissacarídeos. Quando ingeridos os carboidratos são degradados e absorvidos e uma vez metabolizados proporcionam 4 kcal/Gr. Nem todos os carboidratos são absorvidos no intestino, de fato os carboidratos integrais ou ricos em celulose não são absorvidos completamente, pela razão de que estes carboidratos, mais conhecidos como fibras, são capazes de aumentar o bolo fecal e ajudar no tratamento e na prevenção da prisão de ventre.

A digestão dos glúcidos é efetuada pela ação das enzimas chamadas amilases. Estas se encontram na saliva e nas secreções dos pâncreas, sua função é fragmentar as moléculas em porções menores para facilitar sua absorção que ocorre no intestino delgado. Após a circulação, os carboidratos elevam o nível de glicose no sangue e assim estimulam a produção do hormônio chamado insulina, que tem como função ativar os mecanismos necessários para diminuir este valor. Para conseguir isso, a glicose deve ser empregada para produzir energia principalmente no músculo e no cérebro, o restante é armazenado no fígado em forma de glicogênio, mas se ainda há um excedente de açúcar, ele se torna gordura e passa a fazer parte do tecido adiposo; isso se explica porque o excesso na ingestão de calorias na dieta é capaz de produzir sobrepeso e obesidade.

Hoje em dia, há tendência a uma vida mais saudável e as proteínas apresentam importante papel com os alimentos ricos em carboidratos. Este fenômeno deve ser bem observado, uma vez que os carboidratos são indispensáveis à vida. Uma dieta com carboidratos e balanceada por frutas, verduras, legumes e cereais integrais ao invés de refinados, permite a manutenção de um bom nível de energia e não leva à obesidade. De fato, os especialistas em nutrição recomendam que ao menos 55% da fonte de energia provenham da ingestão de carboidratos, ficando 54% do restante distribuído entre proteínas e gorduras.

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Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Glúcidos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/glucidos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

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