Conceito de Globo terrestre

Globo-terrestreO globo terrestre é uma das formas mais comuns e úteis de representar o planeta Terra. Ele está projetado com base na forma e na superfície do planeta, como também em relação aos limites políticos dos continentes e dos países. É uma das formas tridimensionais de representação da Terra, pois os mapas são bidimensionais e muitas vezes por causa disso se perde a real dimensão do território.

O globo terrestre é uma criação de muito tempo atrás, existente na Idade Média, feito pelos árabes e chineses, ou seja, pelos não ocidentais. Para entender melhor sua utilidade, devemos levar em conta o fato de que o ser humano por muito tempo pensou que a Terra era plana, mas que através das expansões ultramarinas realizadas pela Europa confirmou as suposições e teorias de que a Terra era redonda ou esférica. Desde então, o globo terrestre se tornou um importante elemento de conhecimento para a navegação e para cartografia, pois assim representa da melhor maneira a forma e a superfície do planeta Terra.

O globo terrestre também é um elemento extremamente útil e importante a nível educativo. Neste sentido, é importante tê-lo na escola para que os alunos possam aprender sobre a localização dos países, sua relação com os sistemas aquáticos e oceânicos, os limites que compartilham os países entre si, sendo tudo isso de maneira tridimensional, melhor que os mapas regulares.

O globo terrestre representa o planeta Terra. Entretanto, existem outros planetas ou globos que, embora não sejam tão comuns, são muito úteis no campo astronômico para conhecer detalhes de sua superfície, de seu relevo, etc. Alguns também podem representar o Sol.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Globo terrestre. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/globo-terrestre >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Globo terrestre