Conceito » Globalização

Conceito de Globalização




GlobalizaçãoDenomina-se globalização, ao processo, cultural, econômico e de informação, que teve lugar no fim do século passado e começo deste, no qual os importantes avanços que se deram em matéria de ciência e tecnologia e aplicados principalmente aos meios de comunicação em massa e ao transporte, fizeram que as fronteiras entre os diferentes países se fizessem menos evidentes e as relações entre os habitantes destas mais próximas.

Os meios de comunicação ao oferecerem uma informação quase ao instante sobre o que está ocorrendo em cada lugar do planeta, inclusive naqueles mais recônditos, têm aberto a porta para que conheçamos as necessidades mais essenciais que primam hoje em qualquer lugar, por isso é que hoje em dia no mundo não circulam apenas os produtos, senão os capitais, a arte, a cultura e os serviços, também viajam de uma ponta à outra do planeta Terra. E os meios que têm revelado quais são as principais necessidades do mundo se somou ao barateamento de custos do transporte, então, hoje resulta mais fácil mover qualquer coisa, ainda que as distâncias sigam sendo as mesmas.

Uma consequência que serve como um exemplo muito gráfico das bondades da globalização são as empresas multinacionais que abriram e ampliaram seus mercados, provocando um aumento em seus ganhos, mas também a mobilização de recursos econômicos, tecnológicos e humanos. Também o impressionante e magnífico desenvolvimento da internet significou que se terminou por derrubar as fronteiras, barreiras e obstáculos que existiam para a comunicação entre duas pessoas que estão a mais de 14.000 km de distância, porque hoje se a linha telefônica entrou em colapso ou o correio tradicional está desempregando, existe o correio eletrônico que nos permite comunicar-nos com um amigo em segundos.

Mas nem tudo o que reluz é ouro e a globalização também observa alguns fenômenos que complicaram, complicam e complicarão ainda mais a vida das pessoas e o desenvolvimento dos países, porque em uma importante medida local, o nacional tem perdido certa força ante a presença do internacional.

Mais uma leitura:

O termo globalização está de moda nos dias de hoje. Já estamos tão familiarizados com a globalização que já não prestamos atenção que essa palavra não se encontra na maioria dos dicionários e que ainda não é tão popular nas enciclopédias.

Globalização em termos gerais significa difundir por todo globo terrestre os modelos políticos, econômicos, sociais e culturais dos países mais desenvolvidos no que se refere à economia de mercado. Globalização é o processo de integração mundial, processo pelo qual os países estão interconectados e relacionados entre si.

Na globalização os países dependem uns dos outros em grande medida e suas economias estão perfeitamente integradas.

O progresso nas telecomunicações, a melhoria nos sistemas de transporte e atuação das grandes organizações internacionais que promovem acordos a nível mundial, facilitam e aceleram o movimento de pessoas, movimentos de mercadorias e capitais por todo o mundo, isso é o que se denomina globalização.

Um mundo sem fronteira e os aspectos mencionados no parágrafo anterior, são os aspectos mais importante da globalização. Definitivamente, tudo se faz muito mais simples no que se refere à generalização no seu sentido mais complexo.

Os grupos de pessoas se vão relacionando entre si cada vez de forma mais simples e fácil e a distâncias cada vez maiores, aproximando assim pessoas que vivem em todas as partes do planeta. O processo de integração mundial, ou globalização, pode parecer recente como sua definição, porém vem acontecendo desde muito tempo antes da divulgação do termo globalização.

A globalização mudou a forma de pensar das pessoas e a forma de agir dos governos mundiais. A globalização introduziu mudanças radicais na economia, na sociedade e na cultura do mundo. Mudanças positivas e mudanças negativas dependendo do ponto de vista de cada um.

A globalização ajudou a criar trabalho, sobre tudo no campo da informática, porém, como aspecto negativo, a globalização também destruiu postos de trabalho. Com a informática globalizada a informação viaja a velocidade assustadora e vão de um lado a outro do planeta em questão de segundos. Com a globalização as pessoas podem informar-se sobre qualquer assunto, já sejam atuais ou históricos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)