Conceito de Giro bancário

Giro-bancarioA economia de hoje em dia oferece às pessoas uma infinidade de alternativas em matéria de formas de pagamento, na hora de quitar suas compras, entre outros, assim mesmo, nos aproxima de tantas outras propostas como enviar dinheiro a outros indivíduos que se encontram em zonas geográficas mais distantes.

No entanto, o giro bancário é uma das modalidades mais utilizadas de envio de dinheiro ao estrangeiro em todo mundo, especialmente pela segurança que propõe sua metodologia e por enviar o dinheiro rapidamente ao destinatário como também na moeda de curso legal do país de destino.

O giro bancário é chamado popularmente de cheque e é necessário depositá-lo em uma conta bancária para que oportunamente o dinheiro possa ser retirado e cobrado dentro dos conformes.

Os giros bancários apresentam características físicas diferentes que também oferecem segurança e reconhecimento, tais como o nome e a agência do banco que o emitem, o nome da pessoa que vai receber a importância, o valor da cobrança e qualquer outra informação necessária. No que se diz respeito à segurança, existem questões especiais como fios, marcas de água e tintas especiais que garantem a fiabilidade e que condicionam sua falsificação, algo que sem dúvida está presente no dia a dia deste tipo de documento de pagamento.

Com já destacado anteriormente, a principal vantagem desta forma de envio de dinheiro ao exterior é o respaldo de uma entidade financeira internacional que garante a cobrança ao destinatário, enquanto isso entre as principais desvantagens podemos citar a necessidade de enviar o numerário de maneira física, através do correio ou de entregas mesmo que demorem a chegar. A tecnologia que torna possível a chegada de maneira instantânea ainda não está enraizada no negócio. E por último, o cobrador deve dispor de uma conta bancária para poder receber a devida importância.

Cada entidade bancária opera este tipo de ação com suas políticas correspondentes, embora seja comum a cobrança de uma taxa tanto a quem envia como a quem recebe o dinheiro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Giro bancário. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/giro-bancario >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Giro bancário