Conceito » Ginástica

Conceito de Ginástica




GinásticaA ginástica é uma atividade integrada por um sistema de exercícios físicos, especialmente escolhidos, que requerem força, flexibilidade e agilidade. Podem servir tanto para competições como para recreação. A ginástica é conhecida pela forma de aplicar os conteúdos e utilização de seus meios de acordo com o objetivo que se deseja obter; por isso, ao referir-se a ginástica, é necessário especificar qual variedade da mesma ocupa a atenção no sistema de cultura física existente.

O termo ginástica vem do latim “gymnasia” e é a disciplina que procura desenvolver, fortalecer e dar flexibilidade ao corpo mediantes rotinas de exercícios físicos.

A ginástica pode-se definir como a forma de exercícios físicos sistemáticos e foram criados com propósitos sobre todo de competição, mas que também estão relacionados com a terapêutica e como não poderia deixar de ser estão relacionados com a educação dos indivíduos.

No que se refere à ginástica competitiva se compreende como uma serie de competições estabelecidas previamente, tanto para homens como para mulheres, aonde nas competições estes vão somando pontos de maneira que a soma dos mesmos determinem um ganhador.

No tangente à ginástica terapêutica consiste em exercícios executados escalonados em série e que servem como ajuda importante para suavizar as dores físicas ou restabelecer algumas funções básicas nas pessoas com pouca mobilidade física.

Já a ginástica educativa é uma forma de instruir os estudantes da matéria com táticas e ferramentas que ajudem os mesmos a compreender e possuir elementos como a força, agilidade, equilíbrio e ritmo, com o treinamento e o passar do tempo é como se educa nesta matéria.

Praticada pelos egípcios e pelos chineses, combinando movimentos elementos com técnicas de respiração, os ginastas ou atletas da antiga Grécia praticavam exercícios físicos com saltos e lutas, sendo para os atenienses um meio perfeito para alcançar a plenitude e harmonia, entre o corpo e a alma. Nos dias atuais, a ginástica grega, na sua versão moderna, é denominada ginástica acrobática.

Os povos que viviam permanentemente em guerras, como os romanos, aplicavam técnicas de ginástica baseadas na violência como, por exemplo, as lutas entre os gladiadores, que eram dados a treinamentos de ordem bélica ou de castigos.

A ginástica artística, tal e como a conhecemos nos dias de hoje, combina os movimentos corporais com fundos musicais, que dão maior cadência aos exercícios e às expressões.

Como disciplina moderna a ginástica data do século XIX. No ano de 1881 foi criada a Federação Internacional de Ginástica, a partir de esta data começaram a desenvolver-se varias atividades de competição entre as nações. No ano de 1928, as mulheres foram incorporadas às competições ginásticas aportando mais beleza às mesmas.

>> Próximo - Que Conceito >>