Conceito de Gesto

GestoAs formas de comunicação são muito variadas e diferentes umas das outras, existindo diversas formas para cada tipo de necessidade. Neste sentido, os gestos são algumas das formas mais simples e básicas de comunicação, embora às vezes também sejam bem complexos por tudo que é estabelecido de modo implícito. Diferentemente do que acontece com a comunicação oral ou escrita, os gestos são formas expressivas que não incluem o uso de palavras, elas são baseadas em movimentos, expressões faciais, formas de contato corporal, etc. Todos os gestos querem sempre dizer algo, inclusive aqueles realizados de maneira inconsciente ou involuntária. O interessante dos gestos, algo que não acontece com as palavras, é que dependendo de cada situação, cultura ou região, os significados podem ser bem variados e muitas vezes incompreensíveis para todos.

Quando falamos de gestos, nos referimos às formas de comunicação relativamente silenciosas (dizemos relativamente porque algumas delas expressam estalos ou ruídos) que não são utilizadas na linguagem comum falada ou escrita, mas que se estabelecem através da aceitação de um gesto e das situações em que é usada. Cada região, cultura ou comunidade estabelece seus próprios gestos ou formas corporais de expressão, enquanto que, no Ocidente um beijo é algo comum e inocente, para outras culturas pode significar uma falta de respeito ou uma agressão.

Os gestos podem ser realizados com as mãos, por exemplo, o polegar para cima, fazer movimentos circulares com as mãos, o dedo médio estendido, os dedos juntos, etc. Também podem ser feitas com diferentes características faciais, por exemplo, mordendo o lábio inferior, elevar as sobrancelhas, girar os olhos, sorrir, etc. Finalmente, também pode ser feito como o corpo, por exemplo, movimentar os braços indicando uma direção, dar um chute no chão, respirar profundamente, suspirar, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Gesto