Conceito » Gestão Ambiental

Conceito de Gestão Ambiental




Gestão AmbientalDenomina-se gestão ambiental ou gestão do meio ambiente como o conjunto de diligências que dirigem o manejo integral do sistema ambiental. Como a gestão de espaços protegidos pelo seu valor natural.

A gestão ambiental implica a inter-relação com várias ciências, devendo existir uma forma que seja válida, ou seja, trans e interdisciplinar para poder abordar os problemas que têm com relação com a mesma.

A gestão ambiental pretende reduzir ao mínimo a intromissão do ser humano nos diversos ecossistemas, elevar ao máximo as possibilidades de sobrevivência de todas as formas de vida, por pequenas e insignificantes que possam parecer desde o ponto de vista dos seres humanos e por uma espécie de magnanimidade pelas criaturas inferiores neste contexto, senão pela verdadeira humildade intelectual, por reconhecer que realmente não sabemos o que significa realmente a perda de qualquer espécie de ser vivo para um equilíbrio biológico perfeito.

O conceito de gestão ambiental não se pode ver reduzido de forma exclusiva à conservação da natureza, à solução do problema ambiental causado pelo fator contaminação do ar, da água, do solo; ou a atenção de qualquer outro tipo de problemas ecológicos.
Este conceito é muito mais amplo e profundo do que imaginamos, implica o manejo regional do ambiente, dos recursos naturais e dos problemas que impactam a mesma; também implica uma participação conjunta e articulada de todos os setores da sociedade em torno a um propósito único e comum que é, nas circunstâncias e condições atuais, conseguir o desenvolvimento sustentável, conceito este que surgiu do questionamento com relação ao rumo e dinâmica que adquiriu o desenvolvimento humano.

Definida como a ação de administrar o ambiente, a gestão ambiental constitui um elemento que permite definir e aplicar a norma ambiental e ecológica às quais devem estar sujeitas as atividades humanas; delinear e ditar as políticas e estratégias ambientais e ecológicas; planejar, programar, orçar e executar obras e ações para preservar o meio ambiente, juntar e coordenar a participação integrada dos três níveis de governo e dos diferentes setores da sociedade como um todo; medir e avaliar os objetivos alcançados, e ajustar os planos e programas empreendidos para conseguir tal fim; de preservar o meio ambiente.

>> Próximo - Que Conceito >>