Conceito » Gerenciamento

Conceito de Gerenciamento




gerenciamentoEm termos gerais, o gerenciamento se refere à ação e ao efeito de administrar ou gerenciar um negócio. Através de um gerenciamento se levarão a cabo diversas diligências, trâmites, as quais conduzirão ao lucro de um objetivo determinado, de um negócio ou de um desejo que leva longo tempo em planos, como se diz popularmente.

Também e simultaneamente, um gerenciamento terá que dirigir, governar, dispor, organizar e por em ordem para conseguir os objetivos propostos. Do mencionado desprende-se que o gerenciamento é uma tarefa que requererá de muita consciência, esforço, recursos e boa vontade para ser levada a cabo satisfatoriamente.

Um gerenciamento, então, poderá estar orientado a resolver um problema específico, a concretizar um projeto, um desejo, mas também pode se referir à direção e administração que se realiza em uma empresa, uma organização, um negócio, e inclusive a nível governamental, é comum que a tarefa que leve a cabo o governo de um determinado país seja também denominada gerenciamento.

Podemos nos encontrar com diversos tipos de gerenciamento, dependendo do âmbito no qual se desenvolva o mesmo, assim aparecerão o gerenciamento social, o gerenciamento de projetos, o gerenciamento do conhecimento e o gerenciamento ambiental.
O Gerenciamento Social é aquele que se ocupa de construir diversos espaços destinados à interação social e à superação daqueles problemas ou obstáculos que se apresentam nas comunidades e que impedem o normal funcionamento e existência de alguns grupos.

O Gerenciamento de Projetos se encarregará de administrar e organizar os recursos com o claro objetivo de poder concretizar todo o trabalho que requer um projeto dentro do tempo pautado e com os recursos que se dispõem, nem mais nem menos.

O Gerenciamento do Conhecimento é uma questão amplamente difundida a nível organizacional, já que se ocupa da transferência de conhecimento preciso e a experiência entre os membros que compõem a organização e desta maneira o conhecimento resultará sendo um recurso disponível para todos os componentes da mesma.

E finalmente aparece o Gerenciamento Ambiental, na realidade um conceito de gerenciamento não tão difundido, mas decisivo à hora da vida, já que o mesmo se refere ao conjunto de diligências dedicadas ao manejo do sistema ambiental com base no desenvolvimento sustentável. Através deste se organizarão todas aquelas atividades orientadas a dar a uma comunidade a melhor qualidade de vida possível.

>> Próximo - Que Conceito >>