Conceito de Geopolítica

GeopolíticaA geopolítica é a parte da ciência política que estuda a importância do espaço geográfico, ou seja, do território, e o desenvolvimento de um Estado.
Na realidade o conceito de geopolítica é um dos conceitos mais controvertidos. Para alguns geopolítica é uma ciência, para outros, no entanto, é um conjunto de especulações que podem ser manipuladas de acordo com o interesse das nações, e existe que lhe dá uma importância geral no desenvolvimento das relações com outros países e a política interna de cada um. Outros são da opinião que geopolítica nada mais é que um produto do militarismo e um instrumento de guerra.

Durante o século XX as ideias sobre geopolíticas se propagaram, sugiram distintas escolas: A francesa, a norte-americana, a inglesa, etc.; todas elas tentando justifica seu afã expansionista ainda aplicado nos dias atuais.

Desde seu surgimento como um campo da geologia, a geopolítica tem sido conceituada de diversas maneiras, não evitando livrar-se do influxo de correntes ideológicas prevalecentes em cada momento da história. Dessa forma, se apresentam um conjunto de conceitos que pretendem ser expostos na aproximação da ordem cronológica de surgimento, obviando de forma intencional, sugerir novos significados, sendo melhor dizer que os conceitos pos-modernos de geologia, para serem abordados de maneira mais ampla em outro ponto em que aparecem as diversas interrogações e questionamentos surgidos em torno ao termo geologia.

O pensamento geográfico-político se remonta aos tempos remotos da cultura da humanidade. Sua origem pode encontrar-se no século IV a.C. Homens importantes e pensadores como Heródoto, Tucídedes, Hipócrates, Platão, Aristótoles, entre outros, inclusive Estrabon, que pertenceu ao século I a.C. já faziam referencia ao termo geopolítica nas suas obras.

Os antecedentes da geologia e o ponto de partida de sua evolução conceitual e teórica se remontam também ao século XIX quando o geógrafo de nacionalidade alemã, Carl Ritter, como um dos fundadores dos modernos estudos geográficos. Ritter deu ênfase a importância de utilizar todas as ciências no estudo da geografia. A partir deste momento a geografia começa a importar outros campos do saber, métodos que elevam o rango do conhecimento científico e começam a elucidar os segredos desta matéria tão importante no passado e nos dias atuais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Geopolítica