Conceito de Geometria Analítica

A geometria é a área dentro da matemática responsável pela análise das propriedades e medidas que possuem as figuras, seja no espaço ou no plano. Enquanto isso, dentro da geometria, podemos encontrar diferentes classes tais como as geometrias descritivas, plana, espacial, projetiva e analítica.

Por outro lado, a geometria analítica é um ramo da geometria que abrange a análise de figuras geométricas a partir de um sistema de coordenadas empregando métodos de álgebra e de análise matemática.

A principal pretensão da geometria analítica consiste em obter a equação dos sistemas de coordenadas a partir do lugar geográfico que se encontra

Uma vez dada essa equação, determina o lugar geográfico dos pontos que permitem verificar a equação em questão.

Vale destacar que um ponto do plano que pertence a um sistema de coordenadas é determinado por dois números conhecidos formalmente como abscissa e coordenada do ponto. Desta forma, todo ponto de plano corresponde a dos números reais ordenados e vice-versa, ou seja, todo par ordenado de números corresponde a um ponto no plano.

Graças a essas duas questões é que o sistema de coordenadas pode obter uma correspondência entre o conceito geométrico dos pontos de plano e o conceito algébrico dos pares de números ordenados, aplicando desta forma as bases da geometria analítica.

Assim mesmo, essa relação permite determinar as figuras geométricas planas através de equações com duas incógnitas.

Imagem: iStock. benjaminec

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Geometria Analítica