Conceito de Geometria

A geometria é um ramo da matemática que se ocupa do estudo das propriedades do espaço, tais como: pontos, planos, polígonos, retas, poliedros, curvas, superfícies, entre outros.

Dentre os vários propósitos que a originaram há muitos séculos atrás no antigo Egito destaca-se a solução de problemas relacionados com medidas como a justificativa teórica para a medição de elementos como a bússola, o pantógrafo e o teodolito.

Com o tempo e graças aos avanços conseguidos em seu estudo, a geometria é hoje a base teórica de outras questões como o Sistema de Posicionamento Global, combinado com a análise matemática e as equações diferenciais. Também é muito útil e consultado na elaboração de projetos tais como o desenho técnico ou na montagem de artesanato.

Como dissemos acima, o nascimento dessa disciplina remonta ao Egito antigo. A geometria clássica se baseada em axiomas que predominavam naqueles dias e que valiam de régua e compasso para estudar as várias construções.

Como a geometria não é plausível de erros, se desenvolveram os sistemas axiomáticos que propunham uma diminuição no erro com uma abordagem muito rigorosa. O primeiro sistema axiomático chegou por quem hoje é considerado o pai da geometria, o matemático grego Euclides. Seu livro “Os Elementos” reúne os seus ensinamentos no mundo acadêmico da época e é uma das obras mais conhecidos e a que mais voltas deram o mundo. Nela, Euclides, levanta uma série de postulados e teoremas que seguem válidas até hoje na educação escolar, assim que muitos de nós podemos reconhecê-los das aulas de geometria.

Então, o que citamos a seguir se deve única e exclusivamente a Euclides e o conhecimento deixado por ele para as futuras gerações, tais como: entre dois pontos só se pode traçar uma linha reta, qualquer segmento retilíneo pode ser estendida indefinidamente, todos os ângulos retos são iguais, a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180 ° e em um triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos… e poderíamos continuar, mas nós não queremos roubar o trabalho do professor de geometria.

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