Conceito de Geológico

GeologicoO termo geológico é empregado para referir-se a tudo aquilo que está vinculado ou é próprio da geologia. Este é o caso de uma era geológica, o estudo geológico de uma zona, o tempo geológico de um fenômeno, entre outros.

No entanto, a Geologia é a ciência que analisa a forma interior e exterior que apresenta o planeta Terra. Ou seja, a geologia consiste no estudo das matérias que formam o planeta e seu mecanismo Por outro lado, também trata das alterações que estas matérias sofrem desde suas origens e a situação atual em que se encontram.

Dentro da geologia é possível distinguir sub-ramos ou sub-disciplinas que tratam e concentram diferentes questões, sendo bem específica cada uma: a geologia estrutural (estuda as estruturas da crosta terrestre, analisando a relação estabelecida entre as diferentes rochas formadas), geologia histórica (é centrada nas transformações sofridas da Terra, desde sua origem até os dias de hoje. Com o objetivo de agilizar as análises, os geólogos, que são os profissionais desta ciência determinaram divisões neste transcorrer e é assim que encontramos as eras, as idades e os períodos), geologia econômica (estuda as rochas que possuem riquezas minerais para serem depois exploradas pelo homem; uma vez que a geologia encontra os depósitos, as minas ficam prontas para começar seu trabalho).

Outros ramos vinculados à Geologia são: a sismologia (que consiste no estudo dos terremotos e na propagação das ondas sísmicas), vulcanologia (estuda as erupções vulcânicas e tenta prevê-las) e a astro geologia (aplica as técnicas e descobrimentos geológicos aos corpos celestes tais como os planetas, asteroides e cometas).

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Geológico