Conceito de Geolocalização

A geolocalização é um conceito relativamente novo que tem proliferado aproximadamente há dois anos e que se refere ao conhecimento da própria localização geográfica de modo automático.

Também chamada de georeferenciação, a geolocalização significa o posicionamento que define a localização de um objeto em um sistema determinado de coordenadas. Este processo é geralmente empregado pelos sistemas de informação geográfica, um conjunto organizado de hardware e software, mais dados geográficos, que são projetados para capturar, armazenar, manipular e analisar todas as informações possíveis de maneira geográfica referenciada, com a clara missão de resolver problemas de gestão e planejamento.

Existem várias alternativas para conhecer esta localização, embora claro, são os dispositivos móveis que por sua portabilidade nos permite facilmente conhecer nossa localização e atualizá-la à medida que nos deslocamos e com isso mudando de localização geográfica.

Entre este grande leque de opção que nos permite descobrir a geolocalização se destacam os celulares de alta resolução, que são aqueles que possuem funções especializadas e que neste caso em especial trazem integrados receptores de GPS, graças à rede de satélites que rodeia o planeta e que assim podemos nos localizar em qualquer parte da Terra que nos encontramos.

Outra alternativa muito usada e à disposição daqueles que não possuem celulares ou outros aparelhos portáteis é o Google Earth, que consiste em um programa informático, similar ao sistema de informação geográfica, que permite obter imagens do planeta em tecnologia 3D em combinação com imagens de satélite, mapas e o mecanismo de busca do Google; e assim facilitar a visualização de imagens em escala de qualquer lugar do planeta Terra que queira descobrir ou identificar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Geolocalização