Conceito de Genótipo

GenotipoNa Biologia, o genótipo é o conjunto de genes característicos de cada espécie, vegetal ou animal, ou seja, o genótipo são os genes em formato de DNA que um animal, um vegetal ou ser humano recebe de herança por parte de seus dois progenitores, mãe e pai, e que, portanto, são formados pelos dois dotes de cromossomos que contêm a informação genética do ser em questão.

Os genes encarregados da transmissão dos caracteres da herança sempre permanecem no núcleo da célula e daí onde controlam a síntese das proteínas produzidas no protoplasma. No entanto, o genótipo se manifesta exteriormente como fenótipo, que não é outra coisa do que as características diferenciais dos indivíduos, tais como a cor do cabelo, dos olhos, da pele, entre outros, e que, além disso, está intimamente influenciado pelo meio ambiente em que vive e se desenvolve no indivíduo em questão, então, o genótipo são os genes de um indivíduo e o fenótipo as características. O genótipo pode ser diferenciado observando o DNA, em compensação o tipo de fenótipo pode ser conhecido através da observação da aparência externa de um organismo.

O fenótipo também se manifesta nas doenças hereditárias; o que advertirá o médico diante de uma doença é o fenótipo e a partir das observações extremas que faça poderá realizar presunções sobre o genótipo.

Nem sempre a relação entre genótipo e fenótipo é tão direta, pois um fenótipo pode ser o resultado de vários genótipos e muitos destes são plausíveis de receber grande influência do meio ambiente. A genética é a disciplina biológica que trata do estudo dos genótipos e de suas manifestações exteriores, os fenótipos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Genótipo