Conceito de Genoma

GenomaNo campo da genética, não há dúvidas de que o conceito de genoma é o mais central e relevante, aquele que se realizam todas as investigações e trabalhos. O genoma é o conjunto de características genéticas e hereditárias que compõe cada indivíduo e que o tornam único e diferente dos demais. Esta carga genética não se aplica apenas aos humanos, mas também aos animais, plantas e outros seres vivos. Entretanto, o estudo do genoma tem sido particularmente interessante em referência ao ser humano e aos outros animais, pois permite desenvolver importantes avanços e melhorias na qualidade de vida.

Podemos estimar que os primeiros avanços no campo da genética foram realizados em meados do século XIX, mas podemos dizer que foram nas últimas décadas deste século que se pode compreender e isolar de maneira completa o complexo sistema genético humano. Recentemente no ano de 2003, conseguiu-se completar a sequência dos genes que compõem o ser humano e que o diferencia dos outros seres vivos.

O genoma está no DNA (ácido desoxirribonucleico) de cada indivíduo, animal ou planta e, portanto, é único em seu estilo. Este DNA está presente em todas as células que compõem um organismo e no caso do ser humano, cada uma delas possui 46 cromossomos que além de determinar as características físicas e biológicas de cada indivíduo lhe apresentam o sexo (sendo os cromossomos XY pertencentes ao sexo masculino e os XX ao feminino). Cada um destes cromossomos é a unidade que hospeda os genes que podem ir de 400 a mais de 3300 genes por cromossomo.

O descobrimento e isolamento do genoma humano tem sido um dos avanços mais importantes da ciência moderna, pois permitiu aos cientistas de todo mundo e de diferentes áreas, desenvolver importantes descobrimentos e teorias que, aplicadas à vida cotidiana, podem representar mudanças significativas na qualidade de vida dos seres vivos, especialmente do ser humano. Por exemplo, o tratamento e a cura de várias doenças, a possibilidade de ter acesso a transplantes de órgãos, o desenvolvimento de novas técnicas de fertilização, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Genoma. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/genoma >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Genoma