Conceito de Genética

GenéticaA genética estuda a forma como as características dos organismos vivos, sejam estas morfológicas, fisiológicas, bioquímicas ou condutoras, se transmitem, se geram e se expressam, de uma geração a outra, sob diferente condições ambientais.

A genética tenta explicar como se herdam e se modificam as características dos seres vivos, que podem ser de forma (a altura de uma planta, a cor das suas sementes, a forma de sua flor,etc.), fisiológicas, como por exemplo, a constituição de uma determinada proteína que faz com que uma função específica dentro do corpo de um animal, e inclusive de comportamento (na forma de cortejos antes do acasalamento em certos grupos de aves, ou a forma de acasalar dos mamíferos, etc.). Desta forma, a genética trata de estudar como estas características passam de padres a filhos, a netos, etc., y porque, ao mesmo tempo varias de geração a geração.

A genética é a disciplina unificadora das ciências biológicas, já que seus princípios gerais aplicam-se a todos os seres vivos. Em todas as áreas da biologia se recorre aos conceitos que governam a herança, quando se trata de explicar a variabilidade que existe na natureza, assim como também quando o homem transforma a natureza para seu próprio benefício. A melhoria das plantas e dos animais, a compreensão da patologia humana e a produção de medicamentos por meio da biotecnologia, são apenas alguns exemplos.

A genética é a ciência que se ocupa do estudo da estrutura e função dos genes nos diferentes tipos de organismo, assim como também do comportamento dos genes em nível de populações.

O desenvolvimento de novos métodos para a investigação genética nos últimos anos transformou esta disciplina no centro da biologia e da medicina mais particularmente. Como exemplo se pode afirmar que o estudo dos princípios genéticos básicos e suas aplicações no diagnóstico são de suma importância em todas as profissões que tem relação com a saúde.

Além do que sua relevância teórica para as ciências biológicas, os princípios da genética tem importante aplicações práticas, sejam na produção de vegetais, tanto alimentos como produtos industriais ou farmacêuticos, e na saúde humana e a produção e saúde animal.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Genética. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/genetica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Genética