Conceito » Genes

Conceito de Genes




GenesUm gene é o menor fragmento de uma molécula de ADN que possui informação completa para um caráter determinado.

As vezes o gene está formado por uma sequência de bases, mas em eucariotas é frequente que um gene esteja constituído por vários fragmentos de ADN separados por sequências sem sentido que não codificam nenhuma proteína. As parte com sentido que servem para fabricar a proteína são denominadas Exons, e as partes sem sentido intercaladas no gene Introns, que devem ser eliminados após a transcrição.

Os genes são encontrados nos cromossomas. Os cromossomas podem ser definidos como um conjunto de genes unidos ou genes ligados, que são aqueles que herdam juntos desde que não haja uma recombinação genética.

Essencialmente, para definir este conceito, um gene é uma sequência de nucleotídeos que codifica para uma proteína determinada, de acordo com a hipótese: um gene é igual a uma enzima.

Um gene na realidade e num conceito mais simplificado são aquilo que herdamos de nossos progenitores. Uma herança genética de nossos pais.

Para que os genes possam transmitir-se de pais para filhos, devem copiar-se antes da reprodução, de maneira que os pais mantêm sua informação ao mesmo tempo em que a transferem para seus filhos através dos gametas, durante a reprodução sexual.

Os processos de formação de gametas e de união de gametas de indivíduos diferentes na reprodução se convertem assim em processos fundamentais para a manutenção das espécies. Estes processos são possíveis devido à informação contida nos genes, e são necessários para aumentar a variabilidade das populações, mediante a recombinação genética e o próprio processo aleatório de fecundação, variabilidade que, juntamente com as mutações, constituirá a base da evolução.

Graças aos genes cada indivíduo adquire por transmissão hereditária certos traços que o diferenciam dos demais, como por exemplo, a cor dos olhos, a cor da pele, etc.

O termo gene foi introduzido na ciência no ano de 1909 pelo botânico dinamarquês Wilhelm Ludwig Johannsen. Os genes começaram a ser estudados por Gregor Mendel, que foi quem elaborou as leis da herança, considerando os genes mutáveis e recombináveis, distinguindo entre genes dominantes e genes recessivos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)