Conceito de Gêneros Literários

Generos-LiterariosA literatura é um legado essencial de fonte de cultura e um recurso de aprendizagem muito importante. É recomendável tornar o prazer da leitura em um hábito para descobrir novas histórias. Além disso, a leitura potencializa a agilidade mental, aumenta a riqueza de vocabulário, eleva os níveis de imaginação, enriquece o mundo interior, etc. Existem pessoas que afirmam que não gostam de ler, no entanto, esta afirmação é um erro.

Em casos assim, são pessoas que não se dão a oportunidade de descobrir o tipo de livro que realmente gostam. Existe uma grande variedade de gêneros literários e assuntos bem variados. Portanto, da mesma forma que acontece o namoro quando uma pessoa se apaixona pela outra, é possível acreditar numa verdadeira paixão intelectual com a experiência de uma pessoa que descobre a paixão pelos livros. Assim, o livro agarra de vez a atenção do leitor que se apega ao relato, desfruta desse prazer e deixa sua realidade entrar na ficção.

Os gêneros literários se referem à classificação dos livros por categorias. Do ponto de vista clássico, os livros são divididos em três grupos principais: o gênero épico, o lírico e o dramático. São vários os critérios existentes para classificar os gêneros literários: o ponto de vista sintático, o fator semântico, as questões fonológicas, os critérios formais, discursivos, contextuais e de situação. Quando um leitor comparece a uma biblioteca para consultar um livro, ele observa que essa entidade classifica os livros por seções com o objetivo de identificar melhor cada obra. Entre os livros classificados na mesma seção existem alguns aspectos em comum que permitem estabelecer essa uniformidade.

Entre os gêneros literários principais, vale destacar o conto como uma narração curta que descreve uma história fictícia. A novela é uma obra escrita em prosa que descreve uma história mais longa com início, clímax e desenlace. Na novela interagem vários personagens. A fábula é um gênero literário na qual os protagonistas são animais que adotam atitudes humanas, por exemplo, eles podem falar.

Existem tantos livros que é importante a pessoa dedicar um tempo suficiente para poder identificar qual tipo de literatura aprecia de verdade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Gêneros Literários