Conceito de Generalização

generalizacaoA generalização significa a extensão ou a propagação de algo, seja positivo ou negativo. Isto é, a generalização de um conhecimento, da mesma forma como a informática teve uma repercussão altamente positiva, onde as pessoas conseguem manter-se informadas e comunicadas permanentemente, no entanto, a generalização de uma doença envolve um cenário altamente negativo na sociedade ou comunidade em que se desenvolve.

A generalização é um elemento fundamental dentro da Lógica (o ramo da Filosofia que estuda os princípios da demonstração e inferência válida) e também no caso da razão humana. Toda inferência dedutiva válida tem como base obrigatória a generalização. De todas as maneiras, a generalização é um conceito que pode ser aplicado em diferentes disciplinas.

Ao generalizar, atribuímos a um grupo de coisas que pertencem ao mesmo gênero algo que já sabemos de alguns de seus indivíduos, nos abstraímos de detalhes particulares ou das típicas exceções do caso. Por exemplo, em geral, ainda temos um bom clima durante o outono. Referimo-nos assim ao comum, ao habitual e ao que acontece com maior frequência.

Generalizamos por meio da indução, ou seja, somando experiências particulares, algumas vezes de maneira inconsciente e outras de maneira deliberada. Por exemplo, temos dois conceitos: A e B; A será uma generalização de B somente se cada instância do conceito B for também uma instância do conceito A, e se existirem instâncias do conceito A que não são instâncias do conceito B. Por exemplo, o ser humano é uma generalização de mulher porque toda mulher é um ser humano, embora haja seres humanos que não são mulheres e que são homens, sem aprofundarmos mais no assunto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Generalização