Conceito » Gastronomia

Conceito de Gastronomia




O termo gastronomia, de origem grego, é utilzada para designar um conjunto de conhecimentos e pr´sticas vinculados com a cozinha. Melhor dizendo, com a arte de preparar determiandas iguarias. Também está relacionada com o estudo das relações que existem entre a comida e a cultura de uma determinada região, ou ainda de uma pessoa em particular. Essa caracterisitca de ser muito especifica de uma região é propria da gastronomia. As vezes os mesmo pratos são preparado de formas totalmente diferentes em paises diferentes. Outras vezes as diferenças existem dentro do mesmo país com no ocaso do Brasil. A gastronomia do Nordeste por exemplo, é bem diferente da gastronomia do Sul do país. Desse modo, vemos que a gastronomia se relaciona também com o espaço físico onde ela é desenvolvida.

Associado a isso os aspectos, históricos, sociais, filosóficos e até mesmo antropológicos, constituem o conjunto de conhecimentos que forma a gastronomia de um lugar. Assim, existem uma enorme quantidade de tipos de gastronomia, as mais conhecidas talvez a francesa e a japonesa. Cada uma delas apresenta particulares, ingredientes e métodos diversos, todos preprados de maneira a deleitar os que provarem suas iguarias. Hoje em dia a qualidade da gastronômia de um país é medida pelos cozinheiros ou gastrônomos que a difundem pelo mundo. Vários prêmios sao dados a profissionais do ramo em reconhecimento a seu trabalho.

Tal vez o mais conhecido seja a estrela Michelin, que para um grande público é uma guia inquestionável de qualidade gastronômica.Uma grande quantidade de restaurantes espanhois possue várias estrelas Michelin, a maioria deles no País Vasco. Um chefe espanhol da Catalunha, com estrelas Michelin Sergi Ariola, possui um restaurante em São Paulo. Desse modo a gastronomia não reune apenas as técnicas ou metodologias da arte de cozinhar, mas tem sobretudo uma forte relação com os aspectos culturais de cada comunidade a que pertence. Nestes aspecto podemos englobar desde a forma de preparar a comida até as razões sociais ou históricas que levam a preparação do prato.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)