Conceito de Gasolina

gasolinaA gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos, inflamáveis e voláteis conseguidos depois da destilação do petróleo crú. Tradicionalmente, é empregado como combustível nos motores de explosão interna com ignição à faísca convencional ou por compressão e também como solvente.

A gasolina é obtida a partir do petróleo, em um recinto especial conhecido como refinaria; a refinaria é uma planta industrial que se ocupa da refinação do petróleo a partir de um procedimento especial que permitirá obter diversos combustíveis fósseis a serem utilizados em motores de combustão como: a gasolina que usamos os, o gasóleo, entre outros.

Normalmente, a gasolina é obtida a partir da nafta de destilação direta, que se trata da fração líquida mais ligeira com a que conta o petróleo, exceto dos gases. Assim mesmo, pode ser obtido mediante a conversão de frações pesadas de petróleo, tal é o caso da gasolina vazia.

No entanto, é necessário que o produto da gasolina cumpra estritamente uma série de condições requeridas para que por um lado o motor funcione satisfatoriamente e outras tantas que tem relação com a questão ambiental e que na maioria dos países se encontram regulamentadas a partir de leis próprias da cada nação.

A indicação mais característica é a do índice de octano; ele nos indica a pressão e a temperatura na qual poderá ser submetido um combustível carburado, ou misturado com ar, antes de chegar a se auto detonar ao atingir a temperatura de autoignição. As gasolinas comerciais encontram-se classificadas em função de seu número de octanos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Gasolina. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/gasolina >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Gasolina