Conceito de Gases

GasesA palavra gases corresponde ao plural de gás, no entanto, este termo se refere ao fluído que tende a expandir-se de maneira indefinida e que se caracteriza por sua baixa densidade. Em outras palavras, pode-se dizer que o gás é o estado da matéria que não tem forma nem volume próprio, diferentemente dos sólidos e dos líquidos que possuem.

Por outro lado, também se costuma chamar de gás à mistura gasosa empregada como combustível para o aquecimento ou iluminação.

Além disso, o gás se refere à outra mistura, a do combustível e o ar que alimentam o motor de um automóvel.

Para o cientista Jan Baptiste van Helmont, que no século XVII realizou sucessivos experimentos com gases, começou a difundir o termo a partir do vocábulo latino chaos.

A palavra gases é usada da mesma forma, seja para referir-se aos gases combustíveis empregados no lar como nas indústrias.

Existem diversos tipos de gás: o gás da cidade (distribuído através de tubos para uso doméstico ou industrial), o gás nobre (onde cada elemento químico em condições normais se apresenta em estado gasoso, hélio, néon, radônio, argônio, criptônio e xenônio) e o gás natural (que vem dos óleos naturais ou formações geológicas).

Por outro lado, dentro do contexto médico é muito comum chamar de gases, referente ao seu acúmulo no intestino como consequência da digestão. Consultei um médico por causa de uma forte dor abdominal e ele me tranquilizou dizendo que são apenas gases, produto de alguma comida ingerida. A flatulência, como também se denomina a este tipo de gases, é uma mistura de gases expelidos através do ânus e que apresentam sons e odores característicos.

Devido a seu sentido literal, a palavra gás é usada normalmente por muitos com um sentido figurado quando se quer explicar a força, o ímpeto e a energia que apresenta uma pessoa em determinada situação. Preciso de muito gás no estudo para saber a tempo todas as questões antes da data da prova.

Outro uso figurado do termo é a expressão popular “a todo gás” ou “a todo vapor” que é empregada para expressar a grande velocidade de uma situação, como a saída rápida de um carro, a disparada de um atleta, entre outras situações.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Gases