Conceito » Gás Natural

Conceito de Gás Natural




Gas-NaturalO Gás Natural é uma fonte de energia não renovável, já que se trata de um gás combustível que provém de formações ecológicas que se encontram formado por uma mistura de gases que em sua maioria costumam se encontrar em reservatórios de petróleo, somente, dissolvido ou associado com o mesmo petróleo e em depósitos de carvão.

Entretanto, dependendo do sítio arqueológico do qual se extrai, sua composição será variada, o metano resulta ser sua maior composição, podendo superar estas quantidades entre 90 ou 95 %. Mas também, o gás natural costuma conter outros gases como o CO2, Nitrogênio, H2S e Hélio, no entanto, são estes componentes os que fazem que o uso do gás natural seja altamente contaminante.

Além de como mencionamos, obtém-se nos sítios arqueológicos fósseis, o gás natural pode ser obtido através da decomposição de restos orgânicos, como lixos, vegetais ou até gás de pântanos. As plantas de tratamento que se ocupam destes restos, como por exemplo as plantas processadoras de lixo, são então as que se ocuparão de produzir ao tipo proveniente da mencionada decomposição e que leva a denominação de Biogás.

No caso em que as reservas de gás se encontrem em lugares muito afastados onde não seria nada rentável a construção de gasodutos para levar o gás, tanto aos lares como às indústrias, a alternativa é o processamento para então o converter em Gás Líquido Natural (GNL), porque desta maneira, em forma líquida, resultará bem mais fácil e simples seu transporte. O Gás Líquido Natural costuma transportar-se a 161°c porque a liquefação pode reduzir o volume de gás até 600 vezes.

Por outro lado, o gás natural armazenado a instâncias de altas pressões, entre 200 e 250 bares, se transformará em Gás Natural Comprimido (GNC), um combustível muito utilizado para os veículos, já que em comparação com a gasolina resulta ser bem mais econômico, além de rentável.

Outro dos usos mais habituais do gás natural aparece relacionado com a produção de hidrogênio, no qual também supõe ser um combustível alternativo para fazer os veículos andarem. Neste caso, o hidrogênio pode ser utilizado de duas formas, através da combustão, com um motor de explosão ou mediante uma pilha de combustível, o hidrogênio se converte em eletricidade e assim alimenta um motor elétrico.

>> Próximo - Que Conceito >>