Conceito de Gânglios Linfáticos

Ganglios-LinfaticosGanglios-LinfaticosOs gânglios linfáticos são estruturas nodulares que formam cadeias em várias regiões do organismo juntamente com o baço, o timo, as amígdalas e a medula óssea, constituindo assim os chamados órgãos linfoides, importantes elementos do sistema imune.

Assim como temos um sistema circulatório que permite a circulação e distribuição do sangue e de seus componentes, temos também um segundo sistema que permite a circulação de um fluido denominado linfa constituído pelo sistema e gânglios linfáticos conectados pelos vasos linfáticos que drenam todos os líquidos acumulados no organismo para outro vaso chamado conduto torácico, localizado no interior do tórax. Este conduto permite a passagem desses líquidos para o sangue.

O sistema linfático apresenta importantes funções como ajudar os processos imunitários, proteger-se das infecções ao transportar as células de defesa denominadas linfócitos, da mesma maneira, contribui para recuperar líquidos, proteínas e diversas substâncias acumuladas nos tecidos para que sejam transportadas de volta ao sangue, como uma espécie de sistema de drenagem que interagem além do processo de absorção de gordura no intestino. Desta maneira, forma-se o fluido chamado linfa, que é um liquido similar ao plasma sanguíneo constituído principalmente por proteínas, linfócitos e gorduras.

Em seu trajeto pelos vasos linfáticos este fluido atravessa os gânglios linfáticos com a finalidade de filtrá-lo para poder inibir os microrganismos e diversos antígenos que serão transportados pela linfa através das células especializadas de defesa conhecidas como macrófagos.

Quando o microrganismo ou antígeno entra no corpo, com o qual não teve contato anteriormente, ocorre uma série de transformações no gânglio través da proliferação de linfócitos T, capazes de reconhecer e atacar o agente estranho, assim como o linfócito B dará início à formação de anticorpos específicos. Esta ativação dura vários dias e faz com que os gânglios aumentem de tamanho e se inflamem caracterizando o processo infeccioso.

No caso da entrada de um novo antígeno ou microrganismo, que ainda não teve contato, este processo é realizado de forma muito mais rápida, uma vez que o sistema imune armazena a informação ou a memória imunológica de todos os agentes que o corpo combateu ao longo da vida. Isso é o que se busca através da vacinação contra determinados microrganismos, assim como desenvolver a memória imunológica com a finalidade de em algum momento adquiri-la rapidamente. Uma vez resolvido este processo infeccioso são cessadas as alterações dos gânglios, diminuindo seu tamanho e desaparecendo os sinais e sintomas de inflamação.

O sistema linfático pode ser atingido também por células malignas ou tumores, por isso os gânglios são afetados por certos tipos de tumores que produzem o crescimento das células malignas conhecidas como metástase.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Gânglios Linfáticos