Conceito de Gamagrafia

GamagrafiaA Gamagrafia é um exame de imagem realizado em doses baixas de radioisótopo ou isótopo radioativo, principalmente o Tecnécio 99 (por via intravenosa) para que seja visto posteriormente sua distribuição no esqueleto bem como em algum órgão específico.

Este exame tem como base o fato de que alguns tecidos em situações patológicas apresentam uma maior contribuição sanguínea, assim mesmo suas células podem mostrar um aumento em seu metabolismo. Estes dois princípios aumentam a captação do isótopo, o que indica uma maior concentração em algumas partes do corpo. A radioatividade emitida pelos tecidos é captada em uma câmara gama ou câmera de cintilação que disponibiliza as imagens dos ossos e mostra a distribuição do radiofármaco. Estas imagens são conhecidas como gamagrafia ou cintilografia.

A gamagrafia é realizada principalmente para estudar os ossos, no entanto, é usada também para determinar a função de certas estruturas como a glândula tireoide, os rins e o coração.

Gamagrafia óssea

A principal função de uma gamagrafia óssea é buscar um tumor primário ou uma metástase nos ossos. É um exame que deve ser feito em pacientes que sofrem de câncer para poder determinar o grau de avanço da doença, especialmente naqueles que tendem a espalhar pelos ossos como ocorre com o câncer de próstata, de mama e da tireoide.

Também é de grande utilidade para determinar a existência ou não de uma infecção nos ossos, conhecida por Osteomielite, ou diante da suspeita de uma fratura que não pode ser bem visualizada em uma radiografia. Também é empregada para detectar possíveis transtornos do metabolismo dos ossos que possam debilitá-los.

Gamagrafia tireoide

A gamagrafia tireoide é utilizada como um radioisótopo, iodo radioativo captado pela glândula tireoide. Segundo o padrão de emissão de radiação, pode-se estabelecer a presença de um bócio ou nódulo seja pelo simples exame de apalpação no paciente ou através da realização de um ultrassom da tireoide e, assim, saber se o mesmo é de natureza sólida ou quística. Da mesma forma que pode se tornar evidente o grau de funcionamento da glândula através do hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Uma das principais funções de gamagrafia tireoide é identificar a presença de tumores malignos.

Gamagrafia renal

O exame de gamagrafia também é empregado para avaliar o estado de funcionamento dos rins, especialmente em pessoas que são alérgicas aos meios de contraste aplicados aos exames de Uro-TAC ou Urografia.

Uma função importante deste exame é avaliar o estado de funcionamento dos rins após um transplante renal. Além disso, gamagrafia permite identificar imediatamente as condições como a recusa a um novo órgão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Gamagrafia