Conceito » Galaxia

Conceito de Galaxia




Palabra de origem grega, passada para o latim que designa um grupo de várias estrelas que não se podem contar porque há milhares delas. Unida as estrelas também fazem parte da galáxia os planetas, pó cósmico e nuvens de gás. A galáxia da terra está compreendida por todas as estrelas que podem ser vista a partir da superfície terrestre. As galáxias tem espaços entre elas. Este espaço que as separa se chama espaço intergalático. Este espaço está constituido por um gas que apresenta uma densidade inferior ao átomo por metro cúbico.

As galáxias podem variar em forma e tamanho. Desse modo, existem galáxias de formação irregular que mudan sua aparência de acordo com as perturbações do espaço, as galáxias espirais que tem estrutura circular e as galáxias elipticas com forma, como diz o nome, de elipse. As relações entre as galáxias podem dar lugar ao nascimento de novas estrelas. As estrelas que se encontram dentro de uma determinada galáxia formam uma espécie de grupo gravitacional que gira em torno a um mesmo centro. No caso da nossa galáxia, conhecida como Via Láctea, o eixo de direção para as estrelas é o sol. A Via Láctea pertence por sua vez a um grupo local de 40 galáxias. Galileo foi o primeiro cientista que afirmou tê-la visto em 1610 através de um telescópio. Foi ele que descubriu que a Via Lactea está composta por uma enorme quantidade de estrelas.

Segundo os cientificos nossa galáxia contem pelo menos uns 300.000 bilhões de estrelas. E é constituida por massas solares. Não se sabe o número correto de galáxias existente mas se estima que há mais de 100 bilhões de galáxias no universo. A maioria delas está agregada numa espécie de hierarquia ou seja, subestruturas que se chamam cúmulos. Esses cúmulos ao unir-se e ficar maiores formam os supercumulos que se dispõem em filas rodeados por zonas vazias no universo. Outras subestruturas são as nebulosas e os sistemas estelares.

Em resumo um conjunto de estrelas de variados tipos e tamanhos por sua vez, unidas aos planetas e a outras matérias cósmicas como o pó, a matéria ou a energia formam uma Galaxia.

>> Próximo - Que Conceito >>