Conceito de Gagueira

Dificuldade de comunicação que impede a fala corrida e com fluidez

A gagueira é um distúrbio bastante comum sofrido por algumas pessoas e que ataca a fala. Esta alteração se caracteriza pela dificuldade de uma pessoa na hora de falar de maneira corrida e com fluidez. É bem comum, devido à gagueira, a repetição de sílabas e de uma palavra completa por parte do gago. Isso faz com que ele interrompa a pronúncia de suas palavras com frequência, por exemplo: “so, so, so, somente”, ou “ca, ca, ca, casa”.

Normalmente, após realizar grande esforço e repetir várias vezes as mesmas sílabas é que se pode pronunciar a palavra completa.

As pessoas que sofrem com esse transtorno que afeta diretamente as possibilidades de comunicação são chamadas de gagas.

Repetir as sílabas das palavras e a incapacidade de pronunciá-las com fluidez

Estas repetições de sílabas tão características da gagueira não são voluntárias, ou seja, o gago não realiza de forma consciente, elas são totalmente involuntárias e podem estar associadas a diversos fatores como físicos, psíquicos ou sociais.

O deboche com os gagos por causa de sua maneira de falar

Podemos dizer que a gagueira é muito comum na população embora não deveria ser, pois esse transtorno atenta contra a possibilidade de recuperação e autoestima. Tradicionalmente os gagos são bem debochados através de piadas e brincadeiras diante da dificuldade que enfrentam em expressar uma frase ou palavra inteira.

Muitas vezes a sociedade é cruel e não entende que a situação do gago trata-se de um problema. As pessoas riem e debocham do gago normalmente imitando sua constante interrupção ao falar.

Isolamento e depressão: as consequências mais comuns por causa do deboche

Obviamente estas piadas e brincadeiras repercutem de maneira absolutamente negativa. As pessoas isolam e retraem socialmente os gagos, ou seja, faz com que eles se sintam com tanta vergonha desta condição que os mesmos se anulam na hora de falar em público por temor às piadas e deboches.

Outra consequência drástica somada ao isolamento social é afetar negativamente a personalidade de uma pessoa gaga.

Podemos ir além, existem casos mais graves do que os já mencionados até aqui. Os gagos podem entrar em profundos quadros de depressão e de difícil superação.

Imagem: iStock, KatarzynaBialasiewicz

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Gagueira