Conceito de Futebol Americano

Futebol-AmericanoComo seu próprio nome diz, o futebol americano teve sua origem no país americano, Estados Unidos. É um esporte que surgiu no final do século XIX como uma variante do rugby britânico, que sua vez é uma versão diferente do futebol.

Regras básicas

Duas equipes com 11 jogadores cada se enfrentam em um campo com 100 jardas de extensão dividida em 10 partes iguais durante quatro períodos de 15 minutos. O principal objetivo do jogo é que cada equipe leve a bola de formato oval até o outro extremo do campo para anotar um tanto, o seja, um touchdown. Cada equipe tem quatro oportunidades ou downs para avançar 10 jardas, essas que já se encontram marcadas no campo de jogo.

Assim que se consegue avançar as 10 jardas ou mais, existem outras prioridades para levar a bola adiante, que podem ser feitas de várias maneiras, como correr com a bola na mão ou passar a bola para frente para outro jogador. Ao mesmo tempo, a equipe contrária tenta impedir o avanço da bola. Desta maneira, os integrantes de cada time tentem avançar sua posição enquanto os adversários tentam impedir.

Uma partida estratégica como antecipar as jogadas do adversário

No caso de após 3 tentativas não conseguir avançar 10 jardas, o mais provável é que um jogador da equipe chute a bola para afastá-la da zona de anotação. Quando se consegue avançar a bola à zona extrema contrária (zona de finalização) será anotado um touchdown, que vale 6 pontos, ou então, 7 pontos se a bola é chutada e cruza a trave adversária. Outra opção, que vale 3 pontos, é chutar a bola ao gol desde que o time se encontre próximo à trave e não tenha alcançado avançar as 10 jardas nas três oportunidades anteriores.

A terminologia do futebol americano

Em todos os esportes há uma série de termos que são necessários para compreender a dinâmica do jogo, como também de toda sua cultura. Em relação aos jogadores, os atacantes são conhecidos como “quarterback”, os receptores como “wide receiver”, os mais rápidos como “runningback” e o “center” que é aquele que dá início à jogada.

Nos meios de comunicação é muito comum falar sobre All Pro Team, ou seja, o time ideal. Os assistentes de treinador ou coach são chamados de “assistant coaches”. O time visitante é chamado de Away game e um dos principais árbitros da partida é o “back jugde’.

Foto: iStock, Pamela Moore

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Futebol Americano. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/futebol-americano >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Futebol Americano