Conceito de Fundamentos

FundamentosOs fundamentos são os princípios básicos de qualquer conhecimento. Cada área do saber (arte, ciência ou técnica) apresenta elementos essenciais que desenvolvem toda sua complexidade.

Vamos pensar em uma casa, a primeira coisa que vemos são os elementos externos porque tem que haver uma estrutura (os fundamentos da construção) para que a casa fique em pé. De fato, popularmente, costuma-se dizer que uma casa nunca começa pelo telhado, dando a entender que sem os elementos primários é inviável finalizar um projeto de maneira exitosa.

Existem outros sentidos sobre o conceito de fundamento. Para entender melhor, se refere ao princípio de algo ou sua razão principal. Assim, podemos dizer que o principal fundamento de uma vitória é o trabalho. E que também pode ser empregado como origem ou primeira causa. Neste sentido, podemos afirmar que o fundamento do futebol é o exercício cardiovascular. Também é aplicado para referir-se à qualidade das pessoas. E quando queremos dizer que uma pessoa tem profundo conhecimento sobre um tema, pode-se dizer que esta pessoa tem fundamento.

Em todas as abordagens, há uma ideia em comum: algo fundamental que atua como fator determinante e que pode ser apreciado em qualquer processo de aprendizagem. Ao aprender algo, temos que começar pelo mais simples, pelos aspectos rudimentares. Com o tempo, vamos adquirindo destreza, experiência, prática e assim, finalmente seremos muito hábeis em algo (especialistas, profissionais qualificados ou mestres em uma disciplina). Se os fundamentos não são adquiridos corretamente, devido à precipitação, o resultado da aprendizagem não será satisfatório.

No terreno das ideias, costuma-se dizer que há fundamentação em um planejamento quando baseado em ideias primárias sólidas, em dados contrastados ou em uma fonte de informação confiável.

No colégio são adquiridos os principais fundamentos para a vida adulta. Tradicionalmente são três: ler, escrever e fazer contar. Esta ideia popular tem sido ampliada e atualmente há outras aprendizagens consideradas fundamentais como aprender um idioma estrangeiro, informática, etc. Portanto, o conteúdo dos fundamentos pode variar com o tempo, embora sua ideia primária continue sendo a mesma.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Fundamentos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/fundamentos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Fundamentos