Conceito de Funções da Linguagem

Funcoes-da-LinguagemO ser humano se comunica através da linguagem, código perfeito para estabelecer um diálogo interpessoal como também para conectar-se com outro ser humano e seu mundo emocional. Neste artigo, vamos refletir sobre as funções da linguagem. Em primeiro lugar, cabe explicar quais são os principais fatores que interferem no processo de comunicação: o emissor envia uma mensagem a um receptor utilizando um código específico para transmissão. Esta mensagem é transmitida através de um determinado canal, por exemplo, através da comunicação escrita ou da comunicação oral.

Em seguida, vamos explicar quais são as funções da linguagem:

1. A função denotativa se refere a uma informação que o emissor transmite ao receptor. Por exemplo: “Hoje chove e faz frio”. Trata-se de um tipo de informação que costuma ser de caráter mais objetivo.

2. O homem é um ser que sente, portanto, seus sentimentos também refletem na comunicação. Neste caso, a função emotiva ou expressiva da linguagem mostra precisamente essas expressões em que uma pessoa manifesta sua forma de sentir. Percebe-se uma emoção na mensagem. A função expressiva também se refere à manifestação de um desejo pessoal. Exemplos da função denotativa da linguagem: “Estou triste porque discuti com minha namorada”, “É uma pena que não passei no exame”, “Estou nervoso com a entrevista de trabalho que vou fazer”.

3. A função apelativa da linguagem expressa uma função em que a pessoa quer chamar a atenção do seu interlocutor, trata-se de uma apelação direta para que este lhe ofereça uma resposta imediata. Por exemplo, “Ei, vem aqui logo, preciso falar com você”.

4. A função poética da linguagem é utilizada especialmente para dar um ponto de atenção ao fator estético da mensagem querendo transmitir beleza através das palavras. Aquelas pessoas que escrevem poesia ou literatura também utilizam a função estética.

5. A função metalinguística da linguagem se refere à capacidade do ser humano em falar da linguagem através da sua própria linguagem. Por exemplo: “Esta carta de apresentação está estruturada em parágrafos curtos e frases breves”, “Neste poema predominam os adjetivos”.

6. A função fática se refere ao momento de iniciar uma conversa com o outro ou então terminar o contato. Por exemplo: “Olá, bom dia”, “Como vai”, “Até logo”, “Tchau”.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Funções da Linguagem. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/funcoes-da-linguagem >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Funções da Linguagem