Conceito de Função

FunçãoFunção é um tipo de ação ou atividade própria de uma pessoa, objeto, instituição, o propósito para o qual algo foi predisposto ou desenhado. Usamos como exemplo o computador: foi desenhado para realizar a função de ajudar os seres humanos a trabalharem de forma mais rápida e mais precisa.

Uma função, usando outra definição, é qualquer reunião cerimoniosa, que pode ser de caráter público, social ou de qualquer característica similar.

O termo função provém do latim functĭo e, dos termos a serem definidos, é um dos que mais diversificação de significados possui e pode ser aplicado em ambitos diversos. Por exemplo, uma função pode ser definida como uma representação artística, uma função teatral que representa um texto num teatro com a presença de atores, cenários, etc. A exibição de um documental numa sala de cinema pode ser considerada uma função.

Em termos matemáticos, uma função corresponde ou se relaciona entre elementos para formar uma mesma função. Função, como dissemos antes, é de definição variada e está presente também na matemática com o exemplo acima exposto. Uma função é um objeto que é utilizado para expressar a dependência entre duas magnitudes, e pode apresentar-se através de vários aspectos complementários. Como exemplo habitual da função numérica, temos a relação entre a posição e o tempo no movimento de um corpo.

Na geometria, função é uma formula que expressa uma relação entre os ângulos de um triângulo e seus respectivos lados, como o seno ou coseno.

Já na informática, nas chamadas linguagens de programação, função é definido como certo tipo de subalgoritmo (subprograma ou sub-rotina) que descreve uma sequência de ordens que cumprem com uma tarefa específica.

Resta-nos conceituar função na semiótica. Na semiótica, uma função é o conjunto de vários elementos e as relações que se dão entre eles e que são absolutamente necessários para definir estruturas de um modo geral.

Uma função, em termos gerais, se refere a atividade o ao conjunto de atividades que podem desempenhar um ou vários elementos de uma só vez, obviamente de maneira complementar, em ordem a consecução de um objetivo previamente definido.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Função. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/funcao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Função