Conceito de Fuga de Ideias

O pensamento é muito importante para o homem, não só por seus hábitos positivos como o estudo, mas também pelo cotidiano, uma vez que o entendimento da realidade e de sua interpretação é constante. Neste artigo, vamos focar a atenção em analisar a fuga de ideias, o que é conhecido também como pensamento ideofugitivo. O que caracteriza esse pensamento? Em primeiro lugar, uma pessoa que apresenta várias ideias, nem sempre estão conectadas entre si. Desta forma, esta fuga de ideais está marcada por certa desordem e um aumento de assuntos drásticos.

A mente pode saltar de uma ideia para outra, produzindo certa inquietude no receptor por causa de uma conversa que não se concentra no que é verdadeiramente importante. Quando não há uma ordem de ideias no discurso mental, a pessoa sente que dispersa, tem dificuldades de concentração e consequentemente tem dificuldades de extrair uma conclusão lógica. As pessoas que sofrem de fuga de ideias são aquelas com dificuldade de focar a atenção em um ponto específico, pois são vulneráveis diante de distrações externas, respondem de forma imediata a qualquer tipo de estímulo e assim ocorre a interrupção na ideia.

Ao ter dificuldade em estabelecer um argumento focado nas principais ideias como nas secundárias, existe uma falta de sentido no fundo desse discurso. A mente estabelece associações de ideias complexas que, em certas ocasiões, podem ser surrealistas. A pessoa com grande ritmo mental também pode acelerar seu discurso verbal em certos momentos porque deseja expressar tudo o que passa em sua mente. A fuga de ideias é um conceito utilizado pela psiquiatria para definir a situação do paciente que se desconecta em uma conversa.

Este transtorno pode trazer consequências nas relações pessoais, uma vez que pode gerar incompreensão em outras pessoas. Por outro lado, este distúrbio também se torna um desafio a ser superado em situações cotidianas como falar em público ou fazer uma apresentação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Fuga de Ideias. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/fuga-de-ideias >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Fuga de Ideias