Conceito de Freudismo

FreudismoExistem diversas escolas da psicologia. Todas elas são importantes porque acrescentam conhecimento e estudo sobre o ser humano. A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e assim faz com que as pessoas se conheçam melhor.

Uma escola importante da psicologia é o freudismo cujo fundador é Sigmund Freud. O fundador da psicoanálise estuda o comportamento humano com foco especial ao inconsciente, ou seja, está voltado ao campo dos sonhos.

Dessa maneira, não existem apenas atitudes reflexivas e conscientes no comportamento humano, há também muita informação no plano inconsciente da mente. Deste ponto de vista, o autor explica que o ser humano poder ter sentimentos reprimidos, fonte de uma frustração. Freud considera que a repressão não é uma decisão consciente, mas sim inconsciente, ou seja, nenhum ser humano decide algo em concreto.

Freud foi um dos pensadores de maior referência no século XX. Uma de suas grandes contribuições para a ciência foi seu esforço por dotar essa realidade inconsciente por uma identidade de caráter científico, ou seja, por uma realidade com grande influência no comportamento humano. Além disso, uma de suas obras mais importantes foi a interpretação dos sonhos, na qual apresenta um modelo de atuação para poder chegar até o inconsciente da pessoa. Freud não determina apenas a existência de um plano consciente ou inconsciente, mas também analisa o pré-consciente.

Freud explica que a mente humana está baseada em três pilares fundamentais:

1. Como desejo primário do ser humano aparece o Ego. Ele é o motor do pensamento e do comportamento humano o qual mostra seus desejos mais básicos e gratificantes.

2. O Superego está inserido na ética pessoal que se refere ao plano dos valores e da moral do sujeito.

3. O Id exerce um papel mediador entre o ego e o superego, ou seja, entre a gratificação dos desejos básicos e dos aspectos morais. Deste modo, entre ambos os planos podem surgir lutas internas, além de importantes contradições. Em certas ocasiões, pode haver uma espécie de repressão como forma de evitar uma contradição estabelecendo uma fonte de conflito moral para o sujeito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Freudismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/freudismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Freudismo