Conceito de Fraqueza

FraquezaA palavra fraqueza costumamos usar em nosso idioma com vários sentidos. Um dos mais utilizados, sem dúvida, é aquele que expressa a ausência de força física em alguém, seja porque está cansado ou porque está sofrendo de alguma alteração que gera fraqueza como um dos seus sintomas.

Entre os sinônimos mais comuns para essa palavra, usamos a fragilidade e o cansaço; e a palavra de contraste é a fortaleza, que justamente refere-se ao vigor e a força que uma pessoa estabelece.

Também, a fraqueza, pode ser uma característica intrínseca na personalidade de alguma pessoa, quer dizer, quando alguém apresenta baixa produtividade e energia em caráter, em seu comportamento, ou nas ações que realiza, será falado de sua fraqueza. A fraqueza de caráter que tem Laura faz com que ela não possa lutar contra as dificuldades que sofre em seu trabalho por parte de seu chefe.

Por outro lado, pode acontecer que alguém, por uma circunstância qualquer tenha participação em uma ação que demonstre falta de caráter, embora a pessoa não se caracterize por isso. Desde que está grávida, Maria, demonstra uma fraqueza com pessoas inusitadas a ela.

Outro uso bem utilizado do termo na linguagem comum permite expressar o ponto fraco, fraqueza ou inclinação super especial que apresenta uma pessoa com algo ou alguém. Os doces são minha fraqueza. Juan é a fraqueza de sua tia.

É importante destacar que no último caso de inclinação especial que se sente com algo ou alguém, o sinônimo mais comum é o de carinho.

Uma pessoa que se apresenta com fragilidade, falta de vigor e força, são chamadas popularmente de fraca. Justamente, a pessoa fraca vai desempenhar suas atividades com muito pouca energia. Ou no aspecto estritamente psicológico, será extremamente fácil de manipular.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Fraqueza. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/fraqueza >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Fraqueza