Conceito de Fragmento

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERAEntende-se por fragmento a toda parte que compõe um elemento superior e que foi voluntária ou involuntariamente separada do resto por determinada razão. Normalmente, o termo fragmento é utilizado para indicar partes ou porções de uma obra escrita, para retratar uma parte de uma obra pictórica, musical, etc. Ao mesmo tempo, um fragmento pode ser um documento arqueológico encontrado pertencente a um elemento mais complexo ou maior do qual apenas se conserva essa porção particular.

Como se observa, a noção de fragmento envolve sempre uma separação de algo maior. Esta separação pode acontecer de modo voluntário ou involuntário. No primeiro caso observamos esta condição quando uma pessoa toma um fragmento de um texto para citá-lo, um fragmento de um discurso, de uma pintura ou de uma criação prévia para fazer referência a determinadas ideias ou elementos encontrados nela. No segundo caso, um fragmento é algo que foi encontrado em determinado estado e que não permite conhecer todo o conjunto, mas uma parte dele. Uma obra ou elemento que foi fragmentado é aquele que já não aparece de maneira completa, mas que é representado agora em diferentes partes divididos entre si. A desfragmentação de obras de arte é muito comum e tem a ver também com voltar a encontrar novos significados dessa divisão.

Então, o verbo fragmentar dá a ideia de dividir, selecionar, estabelecer partes sobre uma totalidade que pode ser maior ou menor dependendo de cada caso. Em muitos casos, a noção de fragmentar ou de estabelecer fragmentos pode ser aplicada em situações da vida real que tem a ver com as relações entre pessoas. Assim, uma pessoa que fragmenta um grupo de pessoas não é entendida como alguém que o divide em partes iguais, mas como alguém que gera quebras e rompimentos entre as diferentes individualidades.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Fragmento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/fragmento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Fragmento