Conceito » Fotografia

Conceito de Fotografia




FotografiaSe tivermos, por um lado, um equipamento de fotografia e tudo o que o envolve, como por exemplo, as técnicas e um conceito mínimo sobre o que é estética podem obter um resultado satisfatório naquilo que se denomina fotografia como tal. E por outro lado, não menos importante, temos áreas nas quais que possam ser utilizadas para produzir uma imagem, já temos uma fotografia. As uniões desses dois conceitos levam à fotografia em si.

Para a maioria das pessoas, um dos principais interesses com relação à fotografia, pode-se resumir no interesse atrativo do próprio uso de um equipamento fotográfico. Porém, não se usa a fotografia somente para satisfazer-se com o uso das câmaras e lentes. Os resultados daquilo que se pode conseguir com a fotografia pode dar prazer aos fotógrafos no momento em que o resultado do seu trabalho fotográfico é analisado e apreciado por outras pessoas. O uso das cores, das tonalidades e a utilização da iluminação adequada é um processo no qual se imortaliza aquilo que está ao alcance dos olhos e que pode ser plasmado em uma fotografia.

A fotografia, provavelmente, pode ser o impulso para transmitir uma ideia, de maneira rápida e concisa, sem a necessidade de um desenho prévio ou de escrever um texto. A câmara que se usa para uma fotografia pode ser considerada como um bloco de notas, no qual queremos anotar momentos, datas especiais, nosso conceito sobre os acontecimentos em geral.

Cabe ressaltar que a fotografia não é obra de uma pessoa somente. Um processo acumulativo de vários avanços determinado por várias pessoas ao longo do tempo, deu origem à fotografia tal e como a conhecemos nos dias de hoje.

Atualmente, com o aprimoramento das técnicas fotográficas e com o surgimento da fotografia digital, o mundo passou a ver a fotografia com outros olhos. O melhoramento das técnicas e a maneira de trabalhar com as imagens deu origem à fotografia moderna, porém sem destruir a nostalgia das antigas fotografias.

>> Próximo - Que Conceito >>