Conceito » Fóssil

Conceito de Fóssil




FossilChamamos de fóssil ao resto de um ser orgânico morto e que se encontra petrificado em certas camadas da superfície terrestre. De todas as maneiras, nessa totalidade de fósseis ou restos fósseis devem ser incluídas não só as partes duras petrificadas, mas também aqueles restos sem alterações como: moldes, bioconstruções, marcas, sinais, que foram deixados em algum lugar específico como a moradia, a alimentação, o repouso, entre outros.

Enquanto isso, esses restos, preservados em rochas sedimentares costumam aparecer com transformações em sua composição ou diagênese, ou com deformações e metamorfismos dinâmicos mais ou menos importantes. Em condições normais, tanto as plantas como os animais sofrem um processo de decomposição devido à ação de micro organismos em decomposição, entretanto, este restos, ao serem enterrados entre rochas são protegidos pela ação dos referidos organismos e isolados do oxigênio, situação que contribui para sua preservação.

Entre os fósseis mais encontrados e conhecidos estão os restos de esqueletos de animais e suas impressões carbônicas nas plantas. Geralmente são achados parcialmente, quer dizer, não o organismo completo, exceto algumas exceções, como é o caso do mamute siberiano, que por estar enterrado justamente no gelo siberiano apresentou uma conservação impressionante e, claro, contribuiu amplamente para que se possa conhecer mais da evolução das espécies.

Os animais marinhos e lacustres são aqueles que possuem maiores possibilidades na hora de sofrer o processo de fossilização, pois caindo no fundo das águas podem permanecer distantes dos ataques dos predadores. A ciência que trata do estudo dos restos fósseis é a Paleontologia.

Vale ressaltar que a contribuição destes restos é realmente incalculável, pois é o que nos permite através dos séculos, conhecer mais sobre os seres humanos, as espécies animais e tudo que forma parte do mundo.

Por outro lado, na linguagem popular, a palavra fóssil é usada para indicar algo que já está velho ou se tornou antigo. "Essa danceteria é para fósseis, não há ninguém com menos de quarenta anos".

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)